PCP/MRP - Planejamento, Programação e Controle da Produção, Materiais e Recursos Operacionais | Greensys
Definir o que, quanto e quando produzir
Planejar a Produção considerando a disponibilidade de Componentes, de Recursos Humanos e de Equipamentos
Gerenciar a Produção com eficácia
Controlar a Produção, orientando sobre o que pode e/ou deve ser executado
Analisar Desempenho dos Recursos, oferecendo informações sobre Disponibilidade, horas trabalhadas e horas ociosas, por Especialidade, Especialista e Equipamento
Permitir rastrear Produtos e Componentes pelo seus Lotes, desde a compra até o Cliente final

PCP – MRP

Totalmente integrado com Vendas, Compras, Produção e Almoxarifado, inicia com a análise de demanda, definindo o que, quando e quantidade a fabricar até a disponibilização dos produtos fabricados para o almoxarifado, ficando disponível para venda. No pós venda ainda permite rastrear componentes e produtos fabricados pelo seus lotes.

Processo de Fabricação

♦ Cada Produto, Final ou Intermediário, tem a ele vinculado seu Processo de Fabricação.

♦ Um Processo atende a vários Produtos.

♦ Os Componentes a aplicar são definidos por Produto e não pelo Processo.

♦ Um Processo é definido pelos seus PASSOS/AÇÕES e suas dependências cronológicas (PERT – Program Evaluation and Review Technique), os Tempos de execução Desejado de cada Passo e os Recursos necessários (HH, HM e Serviços).

♦ Uma Ordem produz 1 unico Produto Final.

Ao aprovar é processada a reserva dos Componentes no estoque e tendo estoque para todos os Componentes:

  • É gerado o comando para baixar para picking se tem o WMS;
  • Fica disponível na Fila da Separação do Almoxarifado para proceder a separação, podendo imprimir o Relatório de Separação.

Não tendo disponibilidade o Setor de Compras será acionado no seu processo de reposição.

Ao chegar produtos, é feito o pagamento de Reserva, prioritariamente para atender a Produção.

Uma Ordem de Produção só entra em operação após todos os Componentes estarem disponíveis.

A disponibilização de produtos fabricados para Venda pode e deve ser parcial, isto é, na medida em que for sendo produzido.

Produtos Intermediário

Pode se produzido a qualquer tempo, independente do Produto Final para os quais se destina.
Ao aprovar uma Ordem, será tambem aberta Ordens de Produção dos Produtos Intermediários necessários.
No Encerrar a Ordem é dado baixa definitiva no estoque dos Componentes aplicados e é apurado e atualizado o custo do Produto Final.

Integração

Com Vendas
– Na definição do que fabricar conforme demanda.
Com Compras
– Para os Componentes reservados que entram na fila de Reposição.
– No recebimento de Componentes comprados, com o pagamento de reserva prioritário para Produção.
Com Produção
– Gerenciando, executando e controlando as ordens de produção.
Com o Almoxarifado
– Na separação de Componentes com Fila da Separação no Almoxarifado podendo ser emitido o Relatorio de Separação.
– Na devolução de Componentes não usados.
– Na armazenagem de Produtos acabados, com as funções do WMS.

Planejamento

♦ O que precisa produzir hoje ?

– O sistema oferece a sugestão sobre o que e quantidade deve ser fabricada.

♦ Abrir Ordem de Produção

– Identificando o Produto, Quantidade, Lote, Área Responsável, Pessoa Responsável.
– O Sistema calcula o Custo previsto, buscando o custo dos Componentes e dos Recursos previstos.
– O Sistema calcula e apresenta a Data de Inicio Prevista ou Possível, em função da disponibilidade dos Componentes.
– Em função desta data é calculada a data prevista de encerramento.

Aprovar Ordem de Produção

– Verificando a disponibilidade de Componentes e Recursos, ajustando ou não a Data para iniciar a produção.

Imprimir Ordem de Produção
O layout é definido pelo cliente de acordo com o Tipo de Ordem de Produção.

Gerenciamento

♦ Inspecionar a Produção, emitindo Alertas

♦ Inspecionar a Produção conforme situação

♦ Suspender uma Ordem temporaiamente

♦ Reativar uma Ordem suspensa

♦ Cancelar uma Ordem suspensa

♦ Listar Componentes Aplicados

♦ Listar Recursos Aplicados

Operação

♦ Ações disponíveis na Operação de uma Ordem:

– Iniciar uma Ação – Muda a Situação da Ordem para Execução, em Produção.

– Encerrar ordem calculando custo final, baixando componentes no estoque e entrando no estoque o produto acabado, e ajustando custo médio ponderado do produto.

– Calcular Custo Atual – Soma Custo dos Componentes e Recursos aplicados até o momento.

– Registrar outros Componentes – A qualquer tempo.

– Registrar Recursos aplicados – A qualquer tempo.

– Confirmar Componentes enviados pelo Almoxarifado, registrando Lotes desses Componentes.

– Iniciar/Encerrar um Passo.

– Registrar Produção – Informa Quantidade Produzida, a qualquer tempo.

– Transferir e Armazenar Produto Final Produzido – Informa Quantidade, a qualquer tempo. É emitido o documento auxiliar que acompanha os Produtos enviados pro Almoxarifado.

– Imprimir etiquetas individuais dos Produtos e/ou de Embalagem – Informa Quantidade, a qualquer tempo.

– Pagar Reserva de Componentes de uma Ordem.

– Transferir Produto Final para Estoque.

– Devolver Componentes não usados pro Almoxarifado. É emitido o Documento Auxiliar de Devolução.

– Confirmar Devolução para Almoxarifado.

Desde a sua origem, a Greensys oferece soluções e serviços completos, integrados e diferenciados, disponibilizando as melhores práticas de gestão, gráficos, milhares de relatórios e indicadores, com infinitos recursos, design moderno, elaborado nos mínimos detalhes, focado em evitar qualquer erro, eliminando o uso do papel na sua empresa, e é a solução ideal para o seu negócio.

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