O comércio eletrônico é uma maneira moderna de vender seus produtos a custos relativamente mais baixos. Hoje mudou a forma como as empresas fazem negócios e se comunicam com seus consumidores. Para quase todos os tipos de varejistas, colocar uma loja online tornou-se uma necessidade. As lojas online oferecem vários benefícios para os varejistas, bem como para os clientes. No entanto, a manutenção de uma loja online pode se tornar um estresse enorme e árduo para os varejistas, se a loja não estiver integrada ao ERP.
 
 
Qual a razão por trás da integração do comércio eletrônico com o ERP?
 
 
Geralmente, as empresas ignoram a necessidade de integrar o comércio eletrônico com o ERP devido ao custo ou à interrupção do negócio pela necessidade de modificar os sistemas atuais. No entanto, quando você vê o efeito desta integração em suas operações, bem como a experiência do cliente, os custos parecem valer a pena.
 
Quando você integra canais de vendas de comércio eletrônico com seu sistema ERP, ele permite que você funcione ainda mais com competência como empresa. Os principais tipos de dados, como envio, rastreamento, pedido, cliente, produto e estoque, estão todos vinculados aos seus sistemas independentes.
 
Existem alguns tipos de integração, que passam esses dados entre seus sistemas automaticamente, eliminando assim a necessidade de inserir dados de um sistema para outro, manualmente. Neste ponto é evitado um enorme retrabalho.
 
A manipulação manual dos pedidos de vendas no ERP é um processo doloroso e demorado. Isso envolve muita dificuldade em atualizar os dados do produto. Há muitas chances de cometer erros porque esses processos não são automatizados. Alguns dos erros comuns incluem:
  • Endereços de remessa errados;
  • Estoque de produtos incorretos;
  • Informações de produto faltantes, incompletas ou incorretas;
Em resumo, quando você não integra o comércio eletrônico com o ERP, você coloca a experiência dos seus consumidores e seus negócios em jogo.

Benefícios da integração do ERP com um E-Commerce

Aqui estão os seis principais benefícios de integrar a sua loja de comércio eletrônico com o sistema ERP:

Reduz a Redundância de Dados, Envolvimento Humano e Erro
Com a integração do seu e-Commerce, as informações de pagamento e envio, pedidos e detalhes do cliente são integrados e transferidos para o seu sistema ERP. Da mesma forma, ajuda a carregar os produtos e estoque do ERP para o portal de comércio eletrônico. Assim, de qualquer forma, a integração ajuda a eliminar o requisito de reintroduzir os dados. Por sua vez, isso ajuda a reduzir a redundância de dados, envolvimento humano e erro. Sem falar na otimização de tempo gasto com as atividades realizadas dentro da sua empresa.
Reduz os custos de operação
Os dados em tempo real, disponíveis no sistema ERP para a loja, permitem que os consumidores vejam o status mais recente do pedido, o estoque disponível, bem como solicitem remessas com números de rastreamento. As entradas de dados automatizadas ajudam a economizar em erros, a reabastecer e a solicitar falhas atrasadas. Todos esses benefícios ajudam a reduzir os custos operacionais.
Aumenta a produtividade interna
Os sistemas integrados desempenham um papel vital na racionalização de vários processos de negócios. Isso ajudou a diminuir o envolvimento dos recursos humanos nos processos. Os pedidos de vendas na web são integradas ao sistema ERP em tempo real, e isso ajuda um usuário ERP de back office a rastrear o pedido instantaneamente e começar com o processamento posterior. Assim, a integração reduz o ciclo de realização de pedidos.
Reduz o custo do estoque
Toda a informação sobre vendas na web aparece em seu sistema ERP prontamente. Com base nessas transações da web, o estoque do item ERP também será atualizado. Assim, com informações atualizadas sobre inventário e vendas na web, um usuário ERP pode planejar a compra de forma adequada, reduzindo assim os custos de estoque.
Gera relatórios financeiros no ERP
Os relatórios financeiros de vendas são gerados por aplicativos de comércio eletrônico. Ao integrar o comércio eletrônico com o ERP, ajuda a empresa a produzir saldo de teste, balanço, fluxo de caixa e demonstração de P/L, o que dá a clareza necessária em informações financeiras.
Melhor controle do seu negócio
Ao integrar a loja de comércio eletrônico com os processos de negócios do ERP, ajuda os empresários a obter um melhor controle de seus negócios, dando ganhos competitivos.

Agora, é hora de você compreender esses benefícios e adotá-los para o sucesso do seu negócio. Como um todo, a disponibilidade de informações precisas e atualizadas sobre pedidos e consumidores facilita a entrega de um bom serviço ao cliente.

ERP de Gestão Comercial e Empresarial

Faça a GESTÃO COMPLETA e INTEGRADA do seu Negócio de forma mais Eficaz com Software ERP de GESTÃO COMERCIAL e EMPRESARIAL HAFID